• Carregando...

Vândalos queimaram 1.137 carros em toda a França no réveillon, numa escalada da violência que passou a ser associada às comemorações do ano-novo francês. Segundo o Ministério do Interior do país, quase 400 jovens foram presos em consequência dos distúrbios.

Dezenas de carros são queimados a cada noite nos subúrbios pobres de grandes cidades da França, mas os incidentes são especialmente disseminados durante as festas de réveillon.

O número de veículos incendiados ficou dez unidades abaixo do número registrado em 2008, quando foram destruídos 1.147 carros neste mesmo período.

Embora o Ministério do Interior tenha mobilizado 45 mil policiais – 10 mil a mais do que há 12 meses – e 50 mil bombeiros, em Paris e nas cidades vizinhas o número de incidentes com carros queimados neste réveillon foi consideravelmente maior que no de 2008: foram 20% a mais.

Apesar da gravidade dos incêndios, segundo comunicado divulgado pelo Ministério, a noite de ano-novo transcorreu sem incidentes de maior gravidade e sem enfrentamentos entre as pessoas e as forças de segurança.

"Algumas desordens públicas aconteceram e foram controladas muito rapidamente. Ao contrário dos anos anteriores, não houve enfrentamentos entre as forças da ordem e perturbadores", informou o governo em nota.

Prisões

O Ministério do Interior afirmou que a polícia deteve 398 pessoas – quase o dobro das detenções de 2008. Os bombeiros fizeram 7.553 intervenções, número bem menor que as 12.197 do réveillon anterior.

Esse tipo de vandalismo é geralmente atribuído a jovens de bairros pobres com grande presença de imigrantes e evoca a onda de três semanas de distúrbios e violência que chocou o país no final de 2005.

Acidente

O Ministério do Interior informou ainda que cinco pessoas morreram no incêndio de um apartamento em Nimes, sudeste do país, e 65 foram intoxicadas com monóxido de carbono em uma festa em Pantin, nos arredores de Paris.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]