• Carregando...
Suprema Corte sueca decidiu manter o mandado de prisão contra Julian Assange (foto), fundador do website WikiLeaks, acusado de crimes sexuais | Reuters
Suprema Corte sueca decidiu manter o mandado de prisão contra Julian Assange (foto), fundador do website WikiLeaks, acusado de crimes sexuais| Foto: Reuters

O mais importante tribunal da Suécia recusou que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, possa apelar contra a ordem de prisão que existe contra ele por supostos crimes sexuais, informou a corte nesta quinta-feira (2).Um dos advogados de Assange havia apelado contra a ordem de prisão, que gerou também um alerta da Interpol.

Com a decisão da Corte Suprema, as ordens de prisão nacional e internacional contra Assange permanecem.

Assange, de 39 anos, é suspeito de ter cometido delitos sexuais na Suécia em agosto, quando participou de conferências sobre sua atividade no WikiLeaksEle nega as acusações, e seus advogados consideram "incomum" o fato de a ordem de prisão ocorrer ao mesmo tempo em que seu site, especializado em publicar documentos sigilosos de corporações e governos, começa a vazar mais de 250 mil documentos da diplomacia dos EUA.

No Reino Unido

Assange estaria no Reino Unido e a polícia conhece seu paradeiro, mas até agora evitou cumprir o mandado internacional de prisão, informou o jornal britânico "The Independent".Ele teria informado a polícia britânica sobre seus contatos assim que chegou ao país, em outubro, segundo o diário.

O jornal citou como fonte policiais que disseram saber onde Assange está hospedado e o número do telefone dele. Segundo o diário, acredita-se que ele esteja no sudeste da Inglaterra.O órgão britânico encarregado de crimes desse tipo no Reino Unido (a Soca) até agora se recusou a autorizar a prisão dele, disse o jornal.

Citando fontes não-identificadas, o Independent afirmou que o órgão britânico pediu esclarecimentos sobre o mandado de captura emitido por promotores suecos, mas descreve o atraso como 'técnico'.A Polícia Metropolitana e a Soca não quiseram fazer comentários, ao serem contatadas pela Reuters.

A polícia britânica e os serviços de segurança de vários países sabem onde Assange está, afirmou seu advogado Mark Stephens, sem confirmar explicitamente o paradeiro dele.

"A Scotland Yard sabe onde ele está, os serviços de segurança de vários países sabem onde ele está", disse à France Presse.

"A polícia (britânica) está sendo um pouco evasiva em suas respostas, mas sabe exatamente como entrar em contato com ele, assim como a procuradoria sueca", completou o advogado, que trabalha em Londres.

Ao ser questionado a respeito das informações sobre o suposto paradeiro no sudeste da Inglaterra, respondeu: "Não disse isto. Não estou dizendo onde está".Assanger, um ex-hacker, tem uma vida nômade e cultiva uma aura de mistério.Ele deixou a Suécia no mês passado, depois que a autoridades locais disseram querer interrogá-lo sobre acusações de estupro e outras ofensas de ordem sexual.As autoridades dos EUA estudam tomar medidas legais contra ele por causa da divulgação de milhares de documentos classificados.

Na segunda-feira, o procurador-geral norte-americano, Eric Holder, disse que o Departamento de Justiça está realizando uma ativa investigação criminal em relação ao assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]