• Carregando...

Milão – A Justiça italiana abriu ontem processo contra 26 americanos e cinco italianos pelo seqüestro de um clérigo muçulmano nas ruas de Milão, ocorrido em 2003. A decisão da juíza milanesa Caterina Interlandi consiste no primeiro julgamento de um caso ligado aos vôos secretos da CIA, a principal agência de inteligência americana.

O muçulmano egípcio Osama Moustafa Hassan Nasr, conhecido como Abu Omar, que já estava sendo investigado na Itália por suspeita de terrorismo, foi seqüestrado em Milão, em fevereiro de 2003. A Promotoria italiana concluiu que o seqüestro foi levado a cabo numa operação conjunta do serviço secreto italiano e da CIA. Abu Omar teria sido levado em um dos vôos secretos da CIA para o Egito, via Alemanha.

De acordo com o advogado de Omar – que foi solto apenas no domingo passado e ainda está no Egito –, ele foi torturado enquanto esteve preso.

Dos 26 americanos indiciados, 25 foram identificados como agentes da CIA, e a Justiça italiana já havia emitido mandados de prisão contra alguns deles. Entre eles estão os antigos chefes da agência de inteligência dos EUA em Roma, Jeff Catelli, e em Milão, Robert Lady. Acredita-se que nenhum deles esteja mais na Itália. Entre os italianos acusados de participação na operação estão o ex-chefe do Sismi (serviço secreto militar da Itália), Nicolo Pollari.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]