• Carregando...

Onze dias após a passagem do furacão Katrina, Nova Orleans se vê às portas, enfim, de boas notícias. Autoridades americanas disseram nesta sexta-feira que o número de mortos pela passagem do furacão Kartrina e a enchente subseqüente na cidade pode não ser são catastrófico quanto se imaginava. A cidade, patrulhada por 14 mil soldados, é dada agora como segura. O aeroporto deve voltar a operar até o fim do mês e, na semana que vem, é possível que o fornecimento de energia já tenha sido restaurado no distrito comercial.

- Há algum encorajamento vindo das buscas iniciais - disse o coronel Terry Ebbert, diretor de Segurança Interna para a cidade de Nova Orleans. - Os números até agora são relativamente pequenos se comparados com previsões ousadas de 10 mil (mortos).

A estimativa do pior cenário possível foi feita por pesquisadores de uma universidade da Louisiana, e prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, disse que o cálculo lhe parecia plausível.

As equipes de resgate - ainda divididas entre a retirada de corpos e o resgate a todo custo de quem insistem em não deixar a cidade - têm 25 mil sacos para cadáveres à disposição. Havia temores de que, à medida que a água baixasse, os corpos começassem a aparecer em profusão.

Cerca de 664 mil americanos ainda estão sem eletricidade nos estados da Louisiana e do Mississippi, atingidos há 11 dias pelo furacão Katrina, segundo empresas do setor e o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Pouco menos de metade dos consumidores da Louisiana - 445 mil lares e empresas - permanece sem energia. No Mississippi, são cerca de 218 mil endereços.O Katrina inicialmente interrompeu o fornecimento de eletricidade para mais de 4,5 milhões de usuários.

- Nossa meta é restaurar a energia para o CBD (distrito central de negócios) e limpar todas as ruas de destroços e vidro nos próximos sete dias - disse a procuradora de Nova Orleans, Sherry Landry, que considera a cidade agora "completamente segura". - Catorze mil tropas estão na comunidade de Orleans. No momento, estão patrulhando todas as áreas da cidade e realizando operações noturnas para prevenir mais saques.

Outro bom sinal de recuperação é a previsão de que o aeroporto internacional da cidade será reaberto para vôos comerciais no dia 19, e que os serviços mínimos de água e energia já foram restabelecidos no terminal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]