• Carregando...

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, viajou nesta sexta-feira (22) para Genebra para se unir às negociações com o Irã sobre seu programa nuclear, anunciou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também chegou na tarde de hoje a Genebra para participar dessas negociações, que parecem estar na etapa final.

O grupo de seis potências, o denominado G5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China mais Alemanha), negociam desde quarta-feira com o Irã para garantir os fins pacíficos de suas atividades nucleares.

Psaki disse Kerry, após se "consultar" com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton e com a equipe negociadora que está em Genebra, tomou a decisão de viajar.

O objetivo dessa viagem é "continuar a reduzir as diferenças para se aproximar a um acordo", ressaltou.

Esta é a terceira rodada de negociações do G5+1 com a equipe iraniana formada após a chegada ao poder, em agosto, do presidente do Irã, Hassan Rohani, que deu claras evidências do interesse de resolver o confronto com Ocidente por causa das atividades nucleares de seu país.

Além de Lavrov e Kerry, também está prevista a chegada em Genebra nas próximas horas do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

O último grande ponto pendente para chegar a um acordo se refere à usina iraniana de água pesada de Arak, que está em construção e onde se gerará plutônio, elemento que pode ser utilizado de forma alternativa ao urânio enriquecido para a fabricação de uma bomba nuclear.

A França reivindicou que se interrompa totalmente a construção, enquanto que os Estados Unidos se conformam com um compromisso que não será ativada por enquanto.

"Esperamos que possamos chegar a um acordo", comentou hoje em entrevista coletiva o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]