i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novo governo

“Keynesiano” de 36 anos é escolhido para comandar a economia argentina

  • 14/11/2007 21:31
 | Sossella
| Foto: Sossella

Buenos Aires – A presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, terá em seu gabinete o mais jovem ministro da Economia da história do país, o economista Martín Lousteau, de 36 anos. Defensor enfático do tipo do dólar alto, ao qual define como "câmbio real, competitivo e estável", Lousteau, além de rotular-se como um "keynesiano ortodoxo", explica: "liberal, com certeza é que eu não sou".

Sua designação, segundo os analistas, é um sinal de que a política econômica aplicada nos últimos quatro anos e meio pelo governo de Néstor Kirchner continuará sendo a mesma na administração de sua esposa e sucessora. Sem a perspectiva de guinadas drásticas nos rumores econômicos, os mercados reagiram com calma à designação do novo ministro, que assumirá o cargo após a posse da presidente no dia 10 de dezembro.

Os mercados assumem que o virtual ministro da Economia é o próprio Kirchner, que prosseguirá, no governo de sua mulher, dando as cartas sobre a política econômica.

Os analistas também indicam que Cristina pretende formar gradualmente um time "sub-40", ou seja, jovens tecnocratas fiéis ao casal para acompanhar os Kirchners nos próximos anos. O bem-apessoado Lousteau, um solteiro apaixonado pelo tênis – que arranca suspiros das jornalistas econômicas portenhas e de suas ex-alunas da faculdade, promete disputar com o ministro da Economia do Chile, Andrés Velasco, o título de "galã econômico" do Mercosul.

Lousteau, formado ‘suma cum laude’ (com o maior das honras) em Economia na elitista Universidade de San Andrés, com pós-graduação na Universidade Di Tella e com Master de Ciências Econômicas na London School os Economics and Political Sciences, comandou durante dois anos o Banco de la Província de Buenos Aires, a segunda maior entidade financeira estatal do país.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.