• Carregando...

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchinov, decretou hoje a reimplantação do serviço militar obrigatório, perante a situação de tensão com a vizinha Rússia.

Segundo o decreto presidencial, a primeira ligação em fileiras será este mesmo ano de forma urgente.

O recrutamento afetará os homens maiores de 18 anos e até os de 25, que não tenham problemas de saúde nem situações que lhes eximam de servir o Exército.

O decreto foi publicado hoje no Diário Oficial, por isso que entrou em vigor de forma imediata. No dia 17 de abril, a Rada Suprema (Legislativo) recomendou ao presidente ucraniano que restabelecesse o serviço militar para reforçar a defesa do país, "devido à agressão da Federação Russa".

Ajuda do FMI

O Fundo Monetário Internacional declarou hoje que revisará o plano de ajuda concedido à Ucrânia se o país perder o leste de seu território, envolvido em uma insurreição pró-russa.

"Se o governo central perder o controle efetivo do leste (do país), o programa deverá ser revisado", indicou o FMI em um relatório, no qual detalha seu programa de ajuda financeira à Ucrânia no valor de 17 bilhões de dólares, acordado na quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]