• Carregando...

Depois de sucessivos adiamentos, a Nasa autorizou o lançamento do ônibus espacial Atlantis para esta quarta-feira, informaram funcionários da agência espacial americana nesta segunda-feira. A decolagem está marcada para as 12h29 (13h29 de Brasília). Se houver problemas climáticos ou técnicos, novas tentativas poderão ocorrer na quinta e na sexta.

- Sentimos que estamos em boa forma - disse LeRoy Cain, gerente de lançamentos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O objetivo da missão é retomar a construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de US$ 100 bilhões que sofre atrasos por causa do acidente de 2003 com o Columbia, que deixou toda a frota de ônibus espaciais de resguardo - esses são os únicos veículos capazes de fazer as obras necessárias.

- A espera está quase no fim - disse Jeff Spaulding, diretor de lançamentos da Nasa.

A agência pretendia lançar o Atlantis com seis tripulantes a bordo na semana passada, mas teve de adiar a operação por causa da chuva, dos raios e dos ventos provocados pela tempestade tropical Ernesto. Para quarta-feira, os meteorologistas estimam em 80% a probabilidade de que haja condições aceitáveis para o lançamento.

O Atlantis levará um conjunto de geradores solares que custou US$ 372 milhões e é uma das cargas mais pesadas que já estiveram em um ônibus espacial. O equipamento deveria ter sido instalado em 2003, mas o acidente do Columbia impossibilitou a missão.

Desde então, a Nasa fez apenas dois vôos com os ônibus espaciais, ambos para testar modificações de segurança. A agência tem apenas quatro anos para concluir as obras da estação espacial, porque pretende aposentar os ônibus em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]