Um rio de lava do vulcão Kilauea se aproxima cada vez mais de uma aldeia no Havaí e já destruiu um trecho de uma estrada| Foto: EFE/EPA/USGS
Veja também
  • Obama apoia atuação de agentes de saúde na África contra o ebola
  • Assembleia Geral da ONU volta a exigir o fim do embargo a Cuba
  • Condenado jovem ligado a ataque na Maratona de Boston
CARREGANDO :)

Um rio de lava do vulcão Kilauea se aproxima cada vez mais de uma aldeia no Havaí. Nesta terça-feira (28), a lava estava a 64 metros das primeiras casas.

Os moradores de Pahoa receberam ordens para deixar o local, enquanto pelo menos cinco escolas devem ser fechadas a partir de quarta-feira. A lava avança numa velocidade de 4 a 9 metros por hora.

Publicidade

O rio incandescente já atingiu um cemitério e uma estrada em seu trajeto em direção à aldeia, uma antiga fazenda de plantação de cana onde vivem atualmente cerca de 800 pessoas.

"Somos uma comunidade persistente e vamos superar isso", disse Tiffany Edwards Hunt, uma pequena empresária, candidata a vereadora. "Mas, como mãe, estou ansiosa e com medo."

O vulcão começou a lançar lava no diz 27 de junho, se acalmou e voltou a entrar em erupção semanas atrás. Desde a manhã de domingo, o material avançou 251 metros.

Funcionários tentam construir acessos temporários e proteger a estrada 130, uma rota usada por mais de 10 mil pessoas por dia. Outras duas estradas já foram fechadas.