• Carregando...

Resultados parciais do segundo turno das eleições presidenciais na Libéria, realizado na terça-feira, colocam a candidata Ellen Johnson-Sirleaf como a virtual vencedora da votação.

A votação colocou de um lado o carisma de Weah, 39, novato na política chamado de "Rei George" por seus fãs, e, de outro, as qualificações e a experiência de Johnson-Sirleaf, a ex-ministra das Finanças de 66 anos apelidada de "Dama de Ferro".

Com de 90,8% dos votos apurados, Ellen obteve 59,1%, contra 40,8% do ex-jogador de futebol George Weah, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Comissão Nacional Eleitoral (CEN,na sigla em inglês).

Tudo indica que Johnson-Sirleaf será a primeira mulher a governar um país africano. A presidente da CEN, Frances Johnson-Morris, disse que o número de votos apurados até o momento chega a 768.603, e que a participação do eleitorado foi de 59,8%.

Ela acrescentou que a CEN continuará a divulgar os resultados à medida que a apuração for avançando e assegurou que a comissão já começou a apurar denúncias de fraude e irregularidades feitas pelo partido de Weah, do Congresso para a Mudança Democrática (CDC).

A CEN está reunindo dados dos presidentes das mesas e de oficiais das cidades citadas na acusação, para que seja feita uma investigação que esclareça o mais rápido possível as denúncias.

Na audiência, o CDC, do candidato George Weah, terá a oportunidade de apresentar provas de suas acusações, acrescentou o presidente da CEN.

A missão de observadores da União Européia (UE) e a delegação conjunta do Instituto Nacional Democrático, entidade com sede em Washington, avaliaram positivamente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]