• Carregando...
Helicóptero do Exército brasileiro decola para o resgate de reféns nesta quarta-feira (16) na Colômbia | Reuters
Helicóptero do Exército brasileiro decola para o resgate de reféns nesta quarta-feira (16) na Colômbia| Foto: Reuters

Dois reféns da guerrilha colombiana das Farc, cuja operação de resgate foi frustrada no último domingo, foram libertados nesta quarta-feira (16), no sul do país.

O major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salin Sanmiguel foram entregues pela guerrilha à missão humanitária liderada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Dois helicópteros do Exército do Brasil participam da operação.

Os dois foram transportados até o aeroporto da cidade de Cali e devem seguir para a capital colombiana Bogotá, onde são esperados pelos seus familiares.

O governo colombianao já havia autorizado na véspera a retomada do processo de resgate, que haviam sido suspendo no domingo. Segundo o governo, a missão recebeu coordenadas erradas de onde estariam os reféns.

Acordo

Solórzano, sequestrado em junho de 2007, e o cabo Salín Sanmiguel, preso desde maio de 2008, fazem parte do grupo de sequestrados entre 2007 e 2010 cujas libertações as Farc ofereceram em 8 de dezembro passado, em desagravo à ex-senadora e negociadora Piedad Córdoba, que perdeu seu mandato acusada pela Procuradoria Geral de vínculos com a guerrilha.

No domingo, Piedad e os demais integrantes da missão apenas puderam receber o policial Carlos Alberto Ocampo, sequestrado no fim de dezembro de 2010. Na sexta-feira foram libertados o vereador Armando Acuña e o marinheiro Henry Solórzano, depois que uma operação similar libertou na véspera outro político, Marcos Baquero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]