• Carregando...
 | Alex Castro/Reuters
| Foto: Alex Castro/Reuters

Um minuto

Ex-presidente Chávez, da Venezuela, recebe homenagem na cúpula

Cuba está na presidência temporária da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), cujo tema principal na cúpula em Havana é a redução da desigualdade na América Latina.

No início do discurso de abertura, o líder cubano Raúl Castro pediu um minuto de silêncio em homenagem ao "inesquecível" ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, "um fervente e incansável promotor e lutador pela independência e pela integração latino-americanas". Como costuma acontecer em todas os eventos do gênero, Raúl disse ser solidário à Argentina em relação às ilhas Malvinas. E concluiu atacando o embargo americano.

Interatividade

Na sua opinião, o que há de ruim e de bom na relação entre Brasil e Cuba?

Escreva paraleitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor

  • Presidentes da Venezuela, de Cuba, do Uruguai e da Bolívia

Enquanto se esforça para atrair investimentos estrangeiros para a zona econômica especial do porto de Mariel, o presidente de Cuba, Raúl Castro, atacou o "crescimento desmedido" dos lucros das empresas multinacionais.

"São inegáveis os benefícios do investimento estrangeiro direto para as economias da região e das injeções de capital das multinacionais que operam nela, porém esquecemos que o crescimento desmedido dos lucros que obtêm, de 5,5 vezes nos últimos 9 anos, afeta seu impacto positivo sobre o balanço de pagamentos", disse.

O líder cubano, que fez o discurso de abertura da cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), disse também que os países devem exercer "plenamente a soberania sobre os recursos naturais e delinear políticas adequadas nas relações com o investimento estrangeiro e com as empresas multinacionais".

Ele também se solidarizou com o colega equatoriano Rafael Correa, "ameaçado por processos de empresas transnacionais em tribunais influenciados pela cobiça e uma política neocolonial." O governo equatoriano está em uma longa batalha judicial com a petrolífera americana Chevron.

Raúl afirmou que a rede de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA), dos EUA, é uma "flagrante violação do direito internacional e da soberania dos Estados". Raúl apoiou a iniciativa do governo brasileiro de realizar a Reunião sobre Governança em Internet em abril, em São Paulo.

Ele classificou a Celac como a "legítima representante dos interesses da América Latina e do Caribe". A Celac foi criada em 2010 como um contraponto à Organização dos Estados Americanos (OEA), organização que teria influência excessiva dos EUA, segundo seus críticos.

Dilma visita Fidel Castro em Havana

A presidente Dilma Rousseff se encontrou com Fidel Castro na noite da última segunda-feira. Em imagens divulgadas ontem, ela aparece sorrindo e amparando Fidel. Segundo o site do governo cubano, Dilma agradeceu a Fidel pela participação de profissionais cubanos no programa Mais Médicos. Os dois também falaram sobre o Porto de Mariel. A visita da brasileira foi antecipada de terça-feira para segunda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]