• Carregando...

Forças norte-americanas e iraquianas mataram o chefe do Estado Islâmico no Iraque, um grupo militante liderado pela Al Qaeda que assumiu a responsabilidade por muitos ataques no país, disse na quinta-feira o vice-ministro do Interior do Iraque.

Hussein Kamal disse que Abu Omar al-Baghdadi foi morto em uma batalha ao norte de Bagdá. Ele negou-se a dizer quando, mas afirmou que autoridades haviam recuperado o corpo de Baghdadi.

"Abu Omar al-Baghdadi foi morto ao norte de Bagdá por forças iraquianas e norte-americanas. Ele morreu como resultado de ferimentos sofridos em combates. O Ministério do Interior tem o corpo dele para realizar outros exames", disse Kamal à Reuters por telefone.

A televisão estatal iraquiana divulgou imagens do corpo de um homem que identificou como Baghdadi.

O porta-voz do Exército dos EUA, o tenente-coronel Christopher Garver negou-se a comentar, mas disse que uma entrevista à imprensa será realizada ainda na quinta-feira para anunciar o "sucesso" de uma operação contra a Al Qaeda.

Ele destacou que o assunto não será Abu Ayyub al-Masri, líder da Al Qaeda no Iraque - que é a principal rede da Al Qaeda no país.

Autoridades iraquianas haviam dito que Masri foi morto em uma luta entre insurgentes ao norte de Bagdá nesta semana. O Exército dos EUA não pôde confirmar essa notícia e nenhum corpo foi encontrado.

O Estado Islâmico no Iraque foi organizado em outubro pela Al Qaeda no Iraque e alguns grupos insurgentes sunitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]