Homens armados mataram a tiros Nasiruddin Haqqani, graduado líder de um dos mais temidos grupos militantes ligados à Al-Qaeda, informaram nesta segunda-feira (11) um comandante taleban e funcionários da inteligência.

CARREGANDO :)

Nasiruddin Haqqani, importante financiador da rede Haqqani, foi morto a tiros por homens armados que estavam numa motocicleta na noite de domingo numa área residencial chamada Bhara Kahu, periferia de Islamabad, que fica a poucos quilômetros da embaixada norte-americana.

Ele havia parado para comprar pão numa padaria local, disse Tanveer Ahmed, que estava nas proximidades quando o ataque aconteceu, mas só soube da identidade da vítima mais tarde. Manchas de sangue ficaram espalhadas pelo chão e há buracos de balas na parede da padaria.

Publicidade

A rede Haqqani é importante aliada do Taleban afegão e prometeu fidelidade a seu líder, o mulá Omar, embora opere de forma relativamente independente. A presença de Nasiruddin na capital do Paquistão pode levantar questões em Washington. Autoridades norte-americanas acusam a inteligência paquistanesa de apoiar a rede Haqqani, acusação negada por Islamabad.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo assassinato.

A morte de Nasiruddin acontece menos de duas semanas depois de os Estados Unidos terem irritado autoridades paquistanesas ao assassinar Hakimullah Mehsud, líder do Taleban paquistanês, durante um ataque com aviões teleguiados, um dia antes de o governo planejar convidá-lo para conversações de paz.

Após o ataque, o corpo de Nasiruddin foi levado para a cidade de Miran Shah, que fica na área tribal do Waziristão do Norte - principal santuário da rede no Paquistão - onde deveria ser enterrado na tarde desta segunda-feira, informaram o comandante taleban Ahsanullah Ahsan e um funcionário da inteligência.

Dois integrantes da rede Haqqani também confirmaram a morte de Nasiruddin. Ele era considerado um importante financiador e emissário da rede Haqqani, atualmente liderada por seu irmão, Sirajuddin Haqqani. Seu pai, Jalaluddin Haqqani, fundou o grupo que é melhor conhecido por lutar contra os soviéticos após a invasão do país em 1979.

Publicidade
Veja também
  • Combatentes sunitas e xiitas respeitam novo cessar-fogo no Iêmen
  • Rebeldes sírios retomam controle de base próxima ao aeroporto de Aleppo
  • Carro-bomba mata quatro pessoas na Somália
  • Exército sírio e rebeldes entram em confronto perto do aeroporto de Aleppo
  • Combatentes curdos tomam controle de região no norte da Síria
  • Al-Qaeda assume autoria de morte de jornalistas no Mali
  • Atirador se mata após abrir fogo em shopping de Nova Jersey