• Carregando...
Pôster de Sisi decora a entrada de uma barbearia no Cairo | Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Pôster de Sisi decora a entrada de uma barbearia no Cairo| Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Perfil

Quem é Abdel Fattah Saeed Hussein Khalil al-Sisi:

Promoção

Ele recebeu ontem a patente de marechal, a mais alta do exército, concedida ontem pelo presidente interino Adly Mansour.

Cargo

O militar nasceu em 19 de novembro de 1954, tem 59 anos e é hoje ministro de Defesa.

Golpe

Foi o então general Sisi que pressionou no ano passado o presidente Mohammed Mursi a resolver a crise política no país, acalmando os protestos que tomaram conta do centro cairota. Sem conseguir reverter a situação, Mursi sofreu um golpe de Estado em 3 de julho.

Ídolo

Sisi parece ter carisma no Egito: sempre que ocorrem manifestações em favor do governo de transição, estabelecido pelos militares (sob o comando de Sisi), é relativamente comum ver imagens de pessoas abraçando cartazes com a imagem do marechal, que também estampa murais e quadros em várias partes da cidade.

Presidenciável

Ainda ontem, a candidatura de Sisi à presidência do Egito foi aprovada pela cúpula militar do país. A oposição acusa Sisi de depor Mursi para assumir o poder.

A cúpula militar no Egito autorizou ontem que seu chefe, Abdel Fattah al-Sisi, se candidate à Presidência do país. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que Sisi foi promovido a marechal, a patente mais alta do Exército egípcio. Com a promoção, Sisi entra no grupo de militares que alcançaram o posto, como Hussein Tantawi, ex-chefe do governo interino que assumiu o país após a queda do ditador Hosni Mubarak, em 2011.

Homem forte do Egito e popular entre os setores liberais da sociedade egípcia, Sisi foi o líder da deposição do presidente islamita Mohammed Mursi, em julho. Caso confirme sua entrada na corrida presidencial, ele poderá ser o favorito em um cenário sem representantes da Irmandade Muçulmana, banida da vida política no país.

Integrantes do comando militar egípcio afirmam que Sisi deverá anunciar sua candidatura nos próximos dias. Para isso, será obrigado a renunciar ao cargo no comando militar e no Ministério da Defesa. A eleição deverá ocorrer até abril e os postulantes devem se inscrever até 18 de fevereiro.

A antecipação do pleito à Presidência foi anunciada no domingo, uma mudança na ordem original do plano de transição lançado pelos militares após a queda de Mursi. Inicialmente, a escolha dos membros do Parlamento deveria ocorrer antes da votação para presidente.

Tunísia Os tunisianos adotaram ontem uma nova Constituição, num grande passo rumo à democracia no país que deu início às revoluções da Primavera Árabe e conseguiu de modo geral evitar o caos e a violência que castigam nações vizinhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]