• Carregando...

Tomislav Nikolic, do ultranacionalista Partido Radical Sérvio (SRS), foi eleito nesta terça-feira presidente do novo Parlamento da Sérvia, com o apoio dos votos do partido do primeiro-ministro em fim de mandato, Vojislav Kostunica.

Votaram em Nikolic 142 deputados do SRS, do Partido Socialista da Sérvia (SPS), seus antigos aliados no poder na década passada, e do Partido Democrático da Sérvia (DSS), de Kostunica. Os deputados do bloco de reformistas saíram do plenário antes da votação, em sinal de protesto.

A eleição do presidente do Parlamento aconteceu após negociações frustradas de três meses entre os partidos de orientação reformista para a formação de um governo.

O DSS, o Partido Democrático (DS), liderado pelo presidente sérvio, Boris Tadic, e o G17 obtiveram maioria no Parlamento nas eleições de janeiro. Mas o bloco reformista se dividiu e não conseguiu superar suas divergências.

Segundo a lei sérvia, Nikolic tem uma semana para a formação de um governo. Caso não consiga, serão convocadas novas eleições parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]