• Carregando...

Os líderes de comunidades rivais do Chipre estão se preparando para discutir a reunificação. As reuniões são vistas como a melhor oportunidade em anos para encerrar a divisão na ilha.

O presidente do Chipre, Dimitris Christofias, começará negociações formais nesta quarta-feira (3) com o líder turco-cipriota Mehmet Ali Talat. Os dois se dizem determinados a encerrar a divisão do Chipre, que mantém a ilha dividida entre cipriotas turcos e gregos há 34 anos.

"Pela primeira vez, há dois líderes de esquerda moderada que parecem sérios em sua tentativa de resolver o problema", disse Hubert Faustmann, professor de relações internacionais da Universidade Nicósia.

A divisão começou em 1974, quando a Turquia invadiu a ilha em resposta a um golpe grego de curta duração na tentativa de unificar a ilha ao território da Grécia. Os turcos mantêm 35 mil soldados no norte do país.

O Chipre tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1960. Durante décadas, 15 enviados das Nações Unidas tentaram e fracassaram realizar um acordo de paz. A última tentativa foi em 2004, quando os turco-cipriotas aprovaram um acordo e os greco-cipriotas o rejeitaram. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]