• Carregando...
Parentes de vítimas visitam memorial em frente de cinema onde atirador matou 12 pessoas | Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Parentes de vítimas visitam memorial em frente de cinema onde atirador matou 12 pessoas| Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Estudos

Vídeo mostra suspeito de ataque apresentando trabalho na faculdade

A rede de televisão americana ABC exibiu ontem um vídeo de James Holmes, 24 anos, atirador que matou 12 pessoas em um cinema no Colorado, em uma apresentação de trabalho no início de seu curso de neurociência, quando ainda morava em San Diego, na Califórnia.

Nas imagens, feitas em 2006, Holmes mostra um trabalho sobre ilusões temporais para alunos e professores da Miramar College, na cidade do sul californiano, em um curso de verão. Ele aparece nervoso ao falar ao público, mas mostrava domínio do assunto.

"Durante todo esse curso de verão trabalhei sobre ilusões temporais. É uma ilusão que lhe permite voltar ao passado".

Ao ser apresentado, o tutor explicou o objetivo do trabalho e os instrumentos usados pelo jovem, além de descrevê-lo. "Seu objetivo é se tornar um pesquisador e fazer descobertas científicas."

Após os estudos na Califórnia, Holmes recebeu uma bolsa do governo americano para cursar doutorado em Denver, no Colorado, em um dos cursos de neurociência mais competitivos do país.

Comunicado

Protagonista de Batman diz que ficou "horrorizado"

O ator Christian Bale, que interpreta Batman em O cavaleiro das trevas ressurge, divulgou um comunicado em solidariedade às famílias das vítimas do atentato ocorrido na sexta-feira.

"As palavras não são capazes de expressar o horror que eu sinto", declarou Christian, no comunicado. "Eu jamais entenderei verdadeiramente a dor e a tristeza das vítimas e de seus parentes, mas meu coração está com eles".

Bilheteria

O filme registrou uma grande bilheteria no final de semana de estreia, mas bem abaixo das previsões feitas por muitos em Hollywood, já que alguns frequentadores de cinema preferiram permanecer afastados depois do tiroteio em uma sessão à meia noite que exibia o filme na sexta-feira.

Depois do ataque, os cinemas aumentaram a segurança, e a Warner Bros. reteve os planos promocionais, cancelando a pré-estreia em Paris e aparições do elenco e da equipe no México e no Japão.

É o terceiro e último filme em uma popular série que traz Christian Bale como o herói combatente do crime.

O deputado democrata Ed­­ Perl­­mutter, representan­­te de Aurora (Colorado) no­­­­­­­­ Con­­­­­­gresso dos Estados Uni­­­­­­­­­­­dos, pediu ontem aos ­­ con­­gres­sistas norte-ame­­ri­­ca­­­­­­nos­­ que restaurem uma proi­­­­­­bição federal da venda­­ de­ fuzis de assalto, em um mo­­mento no qual a polícia­­ investiga o ata­­que de um atirador em um cinema nos­­­­ arredores de Denver no­­­­ qual 12 pessoas foram mor­­tas e 49 ficaram fe­­ri­­das.­­ "Precisamos fazer alguma coisa", disse ele.

No entanto, Perlmutter faz parte de um grupo reduzido de políticos norte-­americanos a exigir uma resposta legislativa ao mas­­sa­­cre no qual o suspei­­to Ja­­­­mes Hol­­mes recorreu a­­ um­­ arsenal de armas com­­pradas­­ legalmente para abrir­­­­ fogo­­ dentro de um ci­­ne­­­­ma lotado na estreia do fil­­­me Bat­­man - O Cavaleiro das­­ Trevas Ressurge.

Nem o presidente Barack Obama nem seu virtual oponente nas eleições de novembro, Mitt Romney, mencionaram em algum momento o fato de o acesso fácil a munições e armas de fogo ter sido determinante para o massacre ocorrido na madrugada de quinta para sexta-feira.

Diversos políticos democratas evitaram fazer declarações sobre a possibilidade de se restringir o acesso a armas e pelo menos um republicano alegou que mais vidas poderiam ter sido salvas se alguém mais estivesse armado e participasse do tiroteio dentro do cinema.

Visita

No fim da tarde de ontem, Obama desembarcou em Aurora para reunir-se com familiares das vítimas da chacina. Logo após o massacre, o presidente decretou cinco dias de luto no país e cancelou a agenda de campanha eleitoral.

Mais cedo ontem, a polícia de Au­­rora informou que o homem suspeito de ser o autor do massacre é mantido em confinamento solitário "para sua própria segurança". James Holmes, 24 anos, foi preso pouco depois do ataque contra a plateia em uma sala de cinema em Aurora, nos arredores de Denver.

A imprensa norte-americana noticiou que Holmes tentou se associar a um clube de tiro na cidade de Byers, em 25 de junho, mas não chegou a ser aceito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]