• Carregando...
Matteo Salvini, líder da Liga, partido de direita nacionalista da Itália
Matteo Salvini, líder da Liga, partido de direita nacionalista da Itália| Foto: Miguel MEDINA/AFP

A Liga, partido italiano da direita nacionalista liderado por Matteo Salvini, falhou em conquistar o governo em uma região historicamente dominada pela esquerda. O candidato do Partido Democrático, de centro-esquerda, obteve 51.4% dos votos nas eleições regionais de Emilia-Romagna e a candidata da Liga ficou 8 pontos percentuais atrás, mesmo após uma intensa campanha eleitoral liderada por Salvini.

O novo governo nacional italiano, que após a saída da Liga da coalizão com o 5 Estrelas migrou para a centro-esquerda com o apoio do Partido Democrático, comemorou o resultado. "A maioria governista sai mais forte", disse o líder do PD, Nicola Zingaretti.

O resultado, porém, não representa uma derrocada da direita nacionalista no país. Os candidatos apoiados pela Liga ganharam na Calabria, na Umbria e impuseram um grande desafio no bastião da esquerda em Emilia-Romagna. Por lá, o partido de Salvini aumentou em mais de 10 pontos percentuais o número de votos que obteve em 2018 nas eleições gerais.

Como apontado pelo jornalista Mark Lowen, da BBC News, o fato de que a esquerda precisou da participação em massa de seus eleitores, auxiliada por um enorme movimento anti-Salvini - os Sardinhas, para vencer em seu próprio reduto contra uma candidata fraca da direita mostra o quão perto Salvini está de conquistar o poder.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]