• Carregando...
Presidente Donald Trump desembarcando de avião em retorno à Washington DC  | MANDEL NGAN
AFP
Presidente Donald Trump desembarcando de avião em retorno à Washington DC | Foto: MANDEL NGAN AFP

O telefone toca, e é alguém conhecido na linha, muitas vezes algum republicano tradicional perguntando "O que há de errado com Donald Trump?" Essa cena tem sido cada vez mais comum no dia a dia.

Porém, ao invés vez de dar uma resposta concreta, como fazia há alguns meses, agora estou oferecendo uma lista de leitura para tentar entender o presidente dos EUA. Aqui está:

• "Citizen Cohn", biografia de Nicholas Von Hoffman e de Roy Cohn.  

• "Não mexa com Roy Cohn", um brilhante livro de Ken Auletta na revista Esquire há quase quatro décadas.

• "TrumpNation", uma biografia investigativa do meu colega da Bloomberg View, Timothy L. O'Brien.  

• "The Art of the Deal", o primeiro livro de Trump. 

• O artigo de Jane Mayer sobre o New Yorker, escrito no ano passado, sobre o remorso que Tony Schwartz sente hoje de Trump.

"Citizen Cohn" e “Não mexa com Roy Cohn”

Cohn, o conselheiro do senador Joseph McCarthy, durante a caças às bruxas anti-comunistas do início da década de 1950, também foi o mentor de Trump até sua morte em 1986. Depois que McCarthy caiu do poder, Cohn tornou-se um corretor de energia de Nova York, introduzindo Trump no mundo político e ajudando ele. Cohn era um ladrão perspicaz e implacável, cuja filosofia, escreveu Auletta, era a seguinte: “Todos mentem, cobrem e protegem seus amigos. As regras do jogo não contam tanto como ganhar”.

isso soa familiar?

(Cohn era um mentiroso até o fim de sua vida, morrendo de AIDS e negando publicamente que ele era gay).

Trump adotou o modelo de ataque de seu mentor (ataque primeiro, nunca peça desculpas), em uma atuação desprezível, na semana passada fez insultos terríveis contra a âncora de televisão Mika Brzezinski. É fácil imaginar um presidente amargo e  furioso até sobre inimigos desonestos e defensores fracos, e no fundo se perguntando o que Roy faria.

Depois que as investigações do Watergate, que derrubaram o presidente Richard Nixon em 1974, Cohn disse que Nixon deveria ter destruído as fitas da Casa Branca que foram usadas contra ele. Hoje, Trump, sitiado como presidente, se concentra na Casa Branca absorvendo os ensinamentos seu mentor, ele tem de se preocupa com Robert Mueller, o conselheiro especial que investiga possíveis elos entre Trump e a Rússia.

"TrumpNation"

O'Brien, que passou muito tempo com o Trump enquanto escrevia seu livro no início dos anos 2000, narra as relações comerciais de Trump, incluindo seus investimentos que não deram certo envolvendo casinos, uma equipe profissional de futebol, uma companhia aérea e o Plaza Hotel.

"TrumpNation" também mostra o descumprimento de Trump com a verdade. Durante a administração de George W. Bush, o livro conta, que Trump disse para ele: “A América passou de um país aberto e cortês, para um país que, infelizmente, é percebido em todo o mundo como brigão. Nós poderíamos ter sido um país onde o mundo nos abraçou. E, em vez disso, o mundo nos odeia”.

Cinco meses depois de sua própria administração, a confiança do mundo nos EUA despencou.

Trump processou O'Brien, cobrando que o livro fosse vendido por um preço mais caro. O processo foi arquivado, mas dezenas de coisas contra Trump vieram à tona durante a briga judicial.

"The Art of the Deal"

Em "The Art of the Deal", Trump se vangloria de usar “verdades exageradas”. Na Casa Branca, um assessor usou a frase "fatos alternativos", uma forma mais leve de o chamar de mentiroso. Em seu livro, ele descreve a forma como ele interpreta a mídia: "A imprensa está sempre com fome de uma boa história. Quanto mais sensacional, melhor." Talvez essa tenha sido a seu pensamento, quando em março decidiu atacar os jornalistas a um ponto do ex-presidente Barack Obama interferir e ligar para Trump.

Trump havia dito há muito tempo que "The Art of the Deal" era seu livro favorito. Mas então, para agradar eleitores evangélicos durante a campanha presidencial, ele mudou a fala, dizendo que  ficava em segundo lugar atrás da Bíblia.

Tony Schwartz sobre Trump

Schwartz, que passou um ano e meio com Trump para escrever seu  livro, agora fala sobre a "completa falta de consciência" do assunto. Ele disse a Mayer que acha Trump intelectualmente incurável e impulsivo como um doente. "Impossível mantê-lo focado em qualquer outra coisa além de seu próprio ego por mais de alguns minutos".

O que era verdade na década de 1980 continua sendo hoje. Basta olhar para a falta de interesse do presidente para relatórios de inteligência e a ignorância sobre os detalhes da enorme lei republicana sobre cuidados de saúde, que agora passa pelo Senado.

Esses livros e artigos não irão lhe dizer como Trump reagiria a uma crise na península coreana, desvendar a verdade sobre os laços financeiros russos, ou revelar o quanto ele sabia sobre a interferência russa com as eleições presidenciais dos EUA no ano passado. Eles oferecem apenas algumas dicas mais vagas de como o presidente poderia responder a uma tragédia doméstica, como o bombardeio de 1995 em um prédio de escritórios federal em Oklahoma City por um militante antigoverno, ou o massacre de 2015 por um supremacista branco contra uma igreja lotada por negros em Charleston, Carolina do Sul.

Mas eles fornecem uma visão do caráter do presidente dos Estados Unidos. E é nesses livros que você vai encontrar a resposta para a pergunta que eu continuo ouvindo no telefone: "O que há de errado com Donald Trump?"

Hunt é colunista da Bloomberg View. Ele era o editor executivo da Bloomberg News, também ja foi repórter chefe de gabinete, e editor executivo da Washington no Wall Street Journal.

Traduzido por: Guilherme Dias
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]