• Carregando...
 |
| Foto:

Londres – Londres deu início nesta semana a um plano para se transformar na cidade mais "verde" do mundo, adotando uma ação radical a respeito do clima para diminuir, dentro de 20 anos e em meio à luta contra o aquecimento global, suas emissões de gases do efeito estufa em 60%. O plano pretende inibir a produção de gás carbônico por meio da redução da demanda e do desperdício em vários níveis de consumo (individuais, caseiros, empresariais e governamentais).

"Isso fará de Londres a primeira cidade do mundo com um plano realmente amplo para diminuir as emissões de gás carbônico", afirmou Mark Watts, que auxilia Ken Livingstone, prefeito da capital britânica, nas questões relacionadas com as mudanças climáticas.

O plano é mais ambicioso que o projeto da Lei de Mudança Climática que o governo britânico deve divulgar no dia 12 de março, fixando a meta de, até 2050, diminuir as emissões de gás carbônico (o principal gás do efeito estufa) no país em 60 por cento (veja quadro).

"O setor privado está agindo mais rapidamente do que o setor público a respeito das mudanças climáticas. As empresas desejam ter uma boa imagem em termos de emissão de gases do efeito estufa", disse Watts. Mas, segundo o assessor, essas grandes mudanças não poderiam ser realizadas se não for alterado o sistema de produção e distribuição de eletricidade de Londres. É por isso que parte do plano de ação prevê a transferência de um quarto da eletricidade consumida na cidade da antiga e bastante ineficiente rede nacional de distribuição para uma rede local que usará usinas geradoras de calor e eletricidade.

O plano prevê um corte anual de 20 milhões de toneladas nas emissões de gás carbônico até 2025. Mas a meta real é uma redução de 33 milhões de toneladas, ou 60% abaixo dos níveis de 1990.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]