• Carregando...

Assunção - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chegou a um acordo com campesinos para suspender por 15 dias as invasões de propriedades. Nesse período o governo deve apresentar um plano urgente de reforma agrária.

A trégua foi alcançada na noite de terça-feira, com três das principais organizações campesinas. Porém não participaram do acordo as associações independentes de lavradores, que lutam pela posse das terras.

Na manhã de ontem, 150 sem-terra ocuparam uma fazenda de mil hectares no departamento de San Pedro, exigindo a expropriação imediata da área. O líder dos invasores, Florêncio Burgos, desafiou as autoridades. "Não sairemos daqui nem sequer com a repressão policial. Entramos no terreno e ficamos", disse ele.

Brasiguaios

Um colono brasileiro dedicado ao cultivo de soja – um dos chamados brasiguaios – afirmou que abandonará o país. O estopim para isso foi um ataque a tiros realizado na terça-feira por supostos sem-terra contra os vigilantes de sua plantação em Pezeta, no departamento de Itapúa, 500 quilômetros ao sul de Assunção.

Belarmino Balbuena, um dos líderes da Mesa Coordenadora de Organizações Campesinas (MCNOC), de esquerda e a maior do tipo no país, explicou após a reunião com Lugo que "concordamos em dar a ele 15 dias de prazo para que nos apresente um plano urgente de reforma agrária. Caso contrário, teremos que continuar com nossas próprias ações de ocupação de latifúndios."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]