A lutadora trans Alana McLaughlin sai vitoriosa da disputa com Celine Provost no MMA, no evento Combate Global, em Miami| Foto: Reprodução / Combate Global
Ouça este conteúdo

A lutadora Alana McLaughlin, uma mulher transgênero que já foi militar das Forças Armadas dos EUA, venceu sua luta de estreia no MMA profissional na sexta-feira (10), no evento Combate Global, em Miami (EUA). Ela derrotou a adversária Celine Provost, uma lutadora com dez anos de experiência, por finalização no segundo round.

CARREGANDO :)

McLaughlin, 38 anos, foi sargento das Forças Especiais do Exército dos EUA antes de mudar de gênero. Segundo a imprensa especializada nessa modalidade esportiva, ela é a segunda atleta trans a competir profissionalmente na categoria feminina do MMA.

A vitória de McLaughlin gerou debate nas redes sociais. O podcaster de esportes de combate Angel David Castro disse em seu perfil do Twitter após a luta: "Alana McLaughlin fez a transição há cinco anos, o que significa que ela viveu 33 anos de sua vida como homem. Esta noite McLaughlin lutou e derrotou uma mulher biológica... que surpresa".

Publicidade

O perfil comentarista de MMA SafeBetMMA também comentou a disputa: "Acredito que as pessoas podem se identificar como quiserem, mas não acredito que isso tenha lugar nos esportes de combate. Todos acham que isso está certo e empodera as pessoas trans?".

A atleta Alana MacLaughlin, antes de fazer a transição para o gênero feminino| Foto: Reprodução

McLaughlin rebateu os comentários em seu perfil no Instagram. "Eu recebo muitas variações das mesmas mensagens desagradáveis ​​me chamando de trapaceira, como se eu não tivesse sido golpeada por um round e meio. Todos deveriam mostrar um pouco de respeito pela Celine Provost", disse, descrevendo como "transfóbicos" os que fizeram essas críticas.

Ela também afirmou que a organização teve dificuldades em encontrar um adversária que quisesse enfrentá-la. "Foi um pesadelo tentar encontrar uma adversária, então eu não tenho nada além de respeito por Celine Provost".