• Carregando...
Lilian Tintori, esposa do líder oposicionista na Venezuela Leopoldo López, comemora a vitória de Maurício Macri na Argentina | IVAN ALVARADO/REUTERS
Lilian Tintori, esposa do líder oposicionista na Venezuela Leopoldo López, comemora a vitória de Maurício Macri na Argentina| Foto: IVAN ALVARADO/REUTERS

O presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, deu na manhã desta segunda-feira (23) sua primeira coletiva após confirmado o resultado das urnas, mas evitou antecipar medidas econômicas que serão adotadas por seu governo ao assumir no próximo dia 10 de dezembro.

Macri deu algumas diretrizes sobre suas primeiras iniciativas em outras áreas, entre elas políticas externas, combate à insegurança, formação do gabinete e relação entre governo e meios de comunicação.

O novo chefe de Estado se mostrou satisfeito com o convite da presidente Cristina Kirchner de reunir-se nesta terça-feira às 19 horas (20h de Brasília) na residência oficial de Olivos para discutir a transição política. Perguntado sobre as denúncias de corrupção que envolvem funcionários kirchneristas, entre eles a própria presidente, Macri deixou claro “que a impunidade deve acabar”.

Após convite de Cristina, Macri se reúne com presidente na terça-feira

Atual chefe de Estado parabenizou o vencedor logo após reconhecer a derrota

Leia a matéria completa

“A Justiça terá toda a liberdade que corresponde”, disse ele.

Em um clima de forte expectativa e preocupação pela situação econômica, principalmente sobre o mercado cambial e prováveis medidas para normalizar as operações com a moeda americana, Macri assegurou que, antes de fazer anúncios sobre essa matéria, “temos que saber qual será a herança, ver os verdadeiros números da economia”.

O presidente eleito disse já ter conversado por telefone com o chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet, e do Uruguai, Tabaré Vázquez. É esperada para esta segunda-feira uma comunicação com Dilma Rouseff, já que o assessor da presidente, Marco Aurélio Garcia, entrou em contato com a secretária privada de Macri para agendar uma conversa entre os dois.

Venezuela

Como disse durante toda sua campanha, Macri reafirmou a decisão de pedir ao Mercosul a aplicação da cláusula democrática para suspender a Venezuela do bloco, em consequência das violações dos direitos humanos e perseguições a políticos da oposição por parte do governo de Nicolás Maduro.

Em telefonema, Dilma parabenizará Macri por vitória na Argentina

A presidente Dilma Rousseff telefonará nesta segunda-feira (23) ao presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, para desejar-lhe parabéns pela vitória e reafirmar a disposição do Brasil em estreitar laços comerciais e políticos com o país vizinho.

Leia a matéria completa

Ele assegurou que essa iniciativa será apresentada por seu governo na próxima cúpula do bloco, prevista para o dia 21 de dezembro no Paraguai.

“É evidente que a cláusula (democrática) do bloco deve ser invocada porque as acusações são claras e sem dúvidas não foram inventadas”, disse Macri.

Na noite de domingo, o chefe de Estado eleito esteve alguns minutos com Lilian Tintori, mulher do dirigente opositor venezuelano Leopoldo López preso desde fevereiro de 2014. Lilian viajou especialmente a Buenos Aires para acompanhar as eleições argentinas.

Também em matéria de relações internacionais, Macri se dispôs a rever o memorando de entendimento com o Irã e a promover uma aproximação do Mercosul com o bloco Aliança Pacífico, formado por Chile, Colômbia, México e Peru.

O presidente eleito disse ainda que seu governo declarará a emergência em matéria de insegurança, uma das principais preocupações dos argentinos, e reiterou seu desacordo com a polêmica Lei de Meios, embora não tenha mencionado a possibilidade de revogação ou mudança legislativa.

Macri, apesar das pressões, ainda não revelou o nome de grande parte de seu gabinete, mas deixou claro que na área econômica haverá uma equipe de seis ministros. Ele também apontou que o chefe da pasta da Fazenda terá a mesma importância que os funcionários escolhidos para estar à frente de outras pastas consideradas estratégicas como Energia e Produção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]