Foto distribuída pelo Palácio de Miraflores mostra o ditador Nicolás Maduro discursando para tropas durante a “marcha da lealdade”, em Vargas, Venezuela, 14 de maio| Foto: Jhonn ZERPA / Palácio de Miraflores / AFP

No caso de uma intervenção militar estrangeira na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro poderia escapar por túneis secretos ou se refugiar em bunkers, revelou um ex-oficial da Guarda Nacional Bolivariana.

CARREGANDO :)

Germán Varela trabalhou por oito anos em uma unidade anti-sequestro e participou de operações de inteligência. Vivendo atualmente nos Estados Unidos, Varela deu os detalhes da via de escape secreta de Maduro em entrevista à rede de televisão CNN, exibida na terça-feira (14).

"Maduro vive em constante ansiedade diante da ameaça de uma opção militar dos Estados Unidos", disse Varela, que assegura que ainda mantém contato com oficiais e ex-oficiais da Venezuela. "Ele se sente nervoso, já que está com a paranoia de que em qualquer momento possa entrar uma operação especial que possa removê-lo automaticamente do poder".

Publicidade

Ele explicou que existem três túneis; o primeiro deles vai do Palácio de Miraflores, a sede da presidência, até o Palácio Blanco, que fica em frente. O segundo túnel vai do Palácio Blanco até a Guardia de Honor Presidencial, um organismo militar responsável pela segurança do presidente da república. O terceiro vai do mesmo Palácio Blanco até outra entrada do regimento da Guardia de Honor.

Os túneis se comunicam entre si, explicou o ex-oficial. "Se em qualquer momento alguém quiser sair destes túneis, terá que fazer isso pelas portas principais de cada um desses edifícios", acrescentou.

Varela é filho do general German Rodolfo Varela, que foi comandante da Guarda Nacional Bolivariana durante o governo de Hugo Chávez. Ele afirma conhecer, por causa de seu pai e de outros altos comandantes, os bunkers que podem servir de refúgio para Maduro.

Um desses bunkers estaria localizado no subsolo de Fuerte Tiuna, uma importante instalação militar em Caracas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade