• Carregando...

Santiago – A possibilidade de abrir uma saída para o mar para a Bolívia é rejeitada por 72% dos chilenos, percentual que está dentro da média dos últimos dez anos, apesar da recente aproximação entre Santiago e La Paz, mostrou uma pesquisa ontem.

O levantamento da Corporación Cerc indicou que 23% dos entrevistados são favoráveis a que a Bolívia tenha uma saída para o Pacífico, que foi perdida em uma guerra com o Chile, da qual o Peru também participou, no final do século 19.

Nas últimas décadas, a Bolívia vem insistindo em sua demanda marítima, enquanto o Chile se nega a ceder sua soberania. "Eu esperava uma abertura maior para o tema da Bolívia, mas isso não aconteceu... É um assunto bastante sensível para os chilenos, é um tema muito complexo", disse Carlos Huneeus, diretor-executivo da Corporación Cerc. "Alterar essas opiniões requer esforços muito grandes", acrescentou.

Apesar de Chile e Bolívia terem rompido relações diplomáticas em 1978, tem havido uma considerável aproximação nos últimos meses.

O ex-presidente chileno Ricardo Lagos fez em janeiro uma visita histórica à Bolívia para a posse do presidente Evo Morales. Em março, Morales fez uma visita oficial ao Chile e participou da cerimônia de posse da presidente Michelle Bachelet. A pesquisa possui uma margem de erro de 2,34%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]