• Carregando...
Álvaro Uribe faz gestos durante a cerimônia de abertura do Festival Internacional do Livro em Bogotá: presidente já foi reeleito em 2006 | John Vizcaino / Reuters
Álvaro Uribe faz gestos durante a cerimônia de abertura do Festival Internacional do Livro em Bogotá: presidente já foi reeleito em 2006| Foto: John Vizcaino / Reuters

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10) revela um aumento na tendência a favor de que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, possa concorrer novamente ao cargo. Uribe ainda não falou publicamente se buscará um terceiro mandato.

A sondagem da empresa Invamer Gallup, divulgada pela emissora Caracol, indica que a porcentagem de entrevistados a favor de outra candidatura para Uribe passou de 58% para 64%, no último bimestre. A pesquisa foi realizada entre mil pessoas, entre 3 e 7 de setembro, em quatro das maiores cidades do país - Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla -, com margem de erro de 3 pontos. A empresa responsável é a Invamer Gallup.

O diretor do instituto, Jorge Londoño, explicou à emissora que a mudança se deve a vários fatores, entre eles a melhoria na situação econômica do país. A popularidade do presidente, ainda segundo a pesquisa, subiu no bimestre entre julho e agosto, comparado com o anterior, de 68% para 70% - dentro da margem de erro.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei, sancionado por Uribe nesta terça-feira, para a realização de um referendo, no qual a população deve dizer se deseja ou não modificar a Constituição. Em caso positivo, Uribe pode concorrer a seu terceiro mandato consecutivo. Ele já foi reeleito em 2006.

A consulta, porém, deve ainda ser examinada e aprovada pela Corte Constitucional, em uma análise que pode levar até 90 dias. Caso a Corte dê sinal verde, as autoridades eleitorais convocarão e realizarão o referendo. Para que a consulta seja válida, devem participar pelo menos 25% dos eleitores no país, onde o voto não é obrigatório. As próximas eleições presidenciais colombianas serão em maio de 2010. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]