Mais de 20 incêndios florestais na última semana na Califórnia resultaram na morte de uma pessoa, em dezenas de casas em ruínas e no deslocando de milhares de moradores, informaram autoridades americanas.

CARREGANDO :)

Ao todo, mais de 9.300 bombeiros estão na região tentando controlar as chamas, na seca mais grave do estado da costa Oeste dos Estados Unidos.

O incêndio mais feroz dessa temporada já atingiu cerca de 542 km² no condado de Lake, ao norte de São Francisco, obrigando pelo menos 12 mil habitantes a abandonarem 5.200 casas desde quinta-feira.

Publicidade

Apesar de todo o trabalho de contenção do fogo, apenas 5% das chamas foram controladas até agora, de acordo com as autoridades.

A população enfrenta outros 20 focos de incêndios no estado. Nos condados de Napa e Solano, área famosa pelos seus vinhos, o fogo devastou 32 km² desde 22 de julho, mas foi quase completamente controlado no sábado à noite.

Segundo o órgão de prevenção de incêndios da Califórnia, o Calfire, desde quinta-feira milhares de raios desencadearam pequenos fogos. A previsão para os próximos dias é de tempestades na região, mas com mais raios do que chuva, o que aumenta o risco de novos focos de incêndio em um solo coberto por vegetação seca, após quatro anos de uma seca recorde.

Para conter mais destruição, o estado recebeu reforço de bombeiros de áreas vizinhas, como Nevada. Além dos incêndios provocados por raios, as autoridades abriram uma investigação para determinar a origem de ouros, mas não existem até o momento indícios de atos deliberados.

Na sexta-feira, o governador da Califórnia, Jerry Brown, decretou estado de emergência no estado.

Publicidade

“A severa seca e o clima extremo transformaram toda a Califórnia em um paiol”, afirmou o governador em um comunicado, antes de anunciar a morte de Dave Ruhl, um bombeiro de 38 anos que viajou de Dakota do Sul para combater as chamas na floresta Nacional de Modoc.

A seca afeta o estado há quatro anos e levou o governo local a impor fortes restrições ao consumo de água. Até 15 de julho foram registrados mais de 3.400 incêndios no estado, 900 a mais que no mesmo período em 2014.