• Carregando...

"Vou ser o presidente de todos os franceses", diz Sarkozy ao ser eleito

O candidato conservador venceu a socialista Ségolène Royal, que admitiu a derrota.

Leia a matéria completa

Com os 365 carros queimados durante a noite passada na França, já são mais de mil os veículos incendiados no país desde a vitória do conservador Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais francesas, realizadas no último domingo.

Segundo dados da Polícia, 365 veículos foram incendiados na noite passada, que se somam aos 730 queimados durante a noite que seguiu ao anúncio da vitória de Sarkozy sobre sua rival, a socialista Ségolène Royal.

Naquela noite, foram detidas cerca de 600 pessoas, ao tempo que ontem, foram presas outras 160.

Foram registrados enfrentamentos entre jovens manifestantes hostis a Sarkozy e as forças policiais em várias cidades, como Rennes e Nantes (noroeste e oeste).

Em sua maior parte, se tratava de manifestantes de extrema esquerda, aos quais se uniram jovens dos bairros conflituosos.

Foi realizada hoje, em Lyon, a quarta manifestação desde a eleição de Sarkozy, com cerca de 400 participantes.

A Praça da Bastilha foi cenário de enfrentamentos entre manifestantes e as forças policiais, durante as duas últimas noites. Cerca de quinze pessoas permaneciam hoje sob custódia.

Dirigentes dos partidos socialista e comunista fizeram hoje um pedido de calma, e conclamaram os descontentes a que se expressarem nas urnas, nas eleições legislativas dos próximos dias 10 e 17 de junho.

No outono de 2005, uma onda de violência atingiu durante três semanas dezenas de bairros conflituosos, pouco depois que Sarkozy, então ministro do Interior, chamou de "gentalha" os jovens delinqüentes que os habitam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]