• Carregando...

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela segue "em estado crítico", mas apresenta "uma melhora sustentada", anunciou nesta segunda-feira (22) o chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, após passar pelo hospital.

"O ex-presidente Mandela segue em estado crítico no hospital, mas mostra uma melhora sustentada", afirmou Zuma em comunicado.

O presidente transmitiu a Mandela o "carinho e o apoio de todos os sul-africanos", e pediu à nação que siga rezando por ele.

O boletim médico desta segunda-feira foi divulgado horas depois que Mandla Mandela, neto do maior ícone da luta contra o regime racista do "apartheid", afirmou, após passar pelo hospital, que seu avô "está cada vez mais forte".

Em seu último comunicado, emitido na quinta-feira passada, em coincidência com o 95° aniversário de Mandela, a Presidência sul-africana informou que o ex-presidente melhorava "a um ritmo constante".

Durante sua visita, Zuma mandou uma mensagem de felicitação de Albertina Luthuli, filha de Albert Luthuli, ex-presidente do hoje governamental Congresso Nacional Africano (CNA).

"Me encorajam as informações divulgadas recentemente pela Presidência e a família apontando a constante recuperação de tua condição física", assinala Albertina em sua mensagem.

Nelson Mandela foi internado em estado "grave, mas estável" em um hospital de Pretória em 8 de junho, devido a uma recaída de uma infecção pulmonar, e sua situação passou a ser "crítica" em 23 de junho.

Eleito em 1994 como primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela liderou de forma exemplar uma delicada transição do sistema racista do "apartheid" à atual democracia não racial.

Sua aposta inequívoca pela reconciliação, após mais de três séculos de dominação racista branca, lhe rendeu em 1993 o prêmio Nobel da Paz, que compartilhou com o último presidente do "apartheid" e parceiro no tortuoso caminho à nova África do Sul não racista, Frederik De Klerk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]