Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
internacional

Manifestantes pedem novo referendo sobre independência da Escócia

Depois da vitória do Brexit, escoceses querem saída do Reino Unido

Manifestantes pedem votação de referendo que determina saída da Escócia do Reino Unido | ANDY BUCHANAN/AFP
Manifestantes pedem votação de referendo que determina saída da Escócia do Reino Unido (Foto: ANDY BUCHANAN/AFP)

Entre 3.000 e 4.000 pessoas marcharam neste sábado (30) em Glasgow para exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois da decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE).

No referendo de 23 de junho, 62% dos escoceses votaram a favor de prosseguir na UE, diferentemente da Inglaterra e de Gales, onde a opção do Brexit venceu.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, declarou um dia após a consulta que a questão de um novo referendo sobre a independência estava “sobre a mesa”, depois do realizado em 2014, quando os independentistas perderam.

“Se considerarmos que nossos interesses não podem ser protegidos no contexto do Reino Unido, a independência deve ser uma das opções” possíveis, reiterou na segunda-feira a chefe do Partido Nacional Escocês (SNP).

Em setembro de 2014, em uma primeira consulta pela independência, os escoceses votaram em 55,3% a favor de permanecer no Reino Unido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.