Último debate entre candidatos a presidência dos EUA gera disputa por espaço do lado de fora da Universidade Hofstra| Foto: Shannon Stapleton / Reuters

O republicano John McCain e o democrata Barack Obama se enfrentam nesta quarta-feira (15) às 22h (horário de Brasília) em seu último debate na disputa pela Casa Branca. McCain sabe que precisa de um bom desempenho para virar o resultado a seu favor nas três semanas que faltam para o pleito.

CARREGANDO :)

O encontro na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York, será o terceiro entre os dois candidatos, que têm assim sua última chance de falar com uma audiência superior a 60 milhões de espectadores.

"Você pode fazer muito bem a si mesmo quando tem um debate com tanta gente assistindo", disse Katon Dawson, presidente do Partido Republicano da Carolina do Sul.

Publicidade

As pesquisas mostram que Obama está crescendo em nível nacional e também nos Estados mais estratégicos, após semanas de profunda turbulência na economia - tema em que o democrata é mais bem avaliado do que McCain.

Pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby dá 4 pontos de vantagem para Obama em nível nacional, mas vários outros levantamentos trazem margens mais expressivas. O da CBS News/New York Times mostrou Obama 14 pontos à frente, a quinta pesquisa da semana a indicar uma liderança na casa dos dois dígitos.

Depois de ser muito criticado por sua reação inicial à crise, McCain apresentou nesta terça-feira uma proposta de ajuda a investidores, especialmente os mais idosos, que viram suas contas de previdência privada serem dizimadas pela atual crise.

A campanha de Obama se empenha em pressionar o rival. "É a última chance que ele tem de convencer de alguma maneira o povo norte-americano de que sua reação errática à crise econômica não o desqualifica para ser presidente", disse Bill Burton, porta-voz do candidato democrata, em memorando a jornalistas.

McCain já sinalizou que deve abordar os contatos de Obama com o ex-militante esquerdista da década de 1960 William Ayers. Décadas depois de suas atividades ilegais, Ayers, hoje professor universitário, realizou um evento político de apoio a Obama, e ambos participaram juntos do conselho de direção de uma ONG.

Publicidade

Obama havia mencionado a relutância de McCain em discutir a questão diretamente com ele no último debate.

Veja também
  • Em comício, Sarah Palin promete vencer "guerra econômica" nos EUA
  • Após arritmia, vice-presidente dos EUA recebe impulsos elétricos e passa bem
  • Situação econômica deve dominar o último debate entre McCain e Obama
  • McCain propõe plano com corte de imposto e ajuda a aposentados
  • Em 2º lugar, McCain tem última chance de confrontar Obama