• Carregando...

Cirurgiões britânicos criticaram uma loteria que oferece aos vencedores dinheiro para realizar um face lift, um implante de silicone ou uma lipoaspiração na região abdominal.

A empresa Europa International, com sede em Londres, realiza o que se acredita ser a primeira loteria internacional cujo prêmio são cirurgias plásticas para fins cosméticos.

Pelo preço de 1,50 libra (2,90 dólares) por mensagem de texto ou chamada telefônica, os vencedores do sorteio mensal receberão 6.000 libras (11.600 dólares) para realizar a cirurgia que escolherem.

John Babbage, co-fundador da Europa International, disse que o concurso não é muito diferente dos programas de ``reality show'' que oferecem intervenções do tipo aos participantes.

Mas cirurgiões plásticos da Grã-Bretanha classificaram a loteria da empresa como um esquema de marketing inescrupuloso e alertaram os pacientes sobre o perigo de se exporem a riscos.

``Estou horrorizado com esse novo tipo de sorteio. Mas, infelizmente, não estou surpreso'', afirmou Douglas McGeorge, presidente da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos de Estética (Baaps).

``A cirurgia plástica pode ter um impacto muito grande na vida das pessoas e pode fazer com que elas se sintam bem consigo mesmas. Mas é um procedimento que precisa ser avaliado com cuidado. E as limitações e complicações envolvidas em qualquer procedimento precisam ser analisadas antes de iniciá-lo'', disse o médico à Reuters.

A associação está preocupada com o que considera ser um processo que envolve uma grande campanha de propaganda e com a falta de aconselhamento. O vencedor do sorteio será escolhido ao acaso e se reunirá com diretores da empresa antes de ser levado de avião para Praga, na República Tcheca, a fim de ser operado.

Milhões de procedimentos, de aumento dos lábios e maçãs do rosto a cirurgias para corrigir o formato do nariz, são realizados todos os anos no mundo. Os implantes de silicone e as lipoaspirações estão entre os procedimentos mais comuns.

Algumas clínicas ofereceram ``cupons'' de cirurgia para serem dados de presente. Mas, segundo McGeorge, esta é a primeira vez em que uma loteria do tipo acontece.

A Europa, fundada 11 anos atrás, é o braço de marketing de clínicas de cirurgia plástica de Praga. A empresa já organizou a viagem de milhares de pessoas para serem operadas na cidade, afirmou Babbage. Cerca de 90 por cento desses clientes são britânicos.

Babbage rebate as críticas a respeito da loteria, afirmando, em entrevista à Reuters, que o vencedor será tratado da mesma forma que qualquer outro paciente. Cada um que participa da loteria preenche uma ficha médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]