• Carregando...

RIO - Pesquisa coordenada pelo médico Eric O. Johnson, do Instituto Internacional de Pesquisas Triangle, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, avaliou os transtornos do sono entre adolescentes de 13 a 16 anos e constatou que 11% deles, na maioria meninas, já sofrem de insônia, distúrbio geralmente associado aos adultos.

O estudo mostra que as meninas são mais vulneráveis à insônia que os meninos.As dificuldades para dormir e o acordar súbito no meio da noite ocorrem cerca de quatro vezes por semana com estes jovens e começam por volta dos 11 anos, mais precisamente nas meninas a partir da chegada da mestruação, quando a dificuldade para dormir chega a ser o dobro da dos meninos.

Antes da mestruação, os distúrbios do sono têm incidência igual entre os dois sexos.

Para Eric. O. Johnson, a explicação dessa diferença é psicológica, já que as meninas registram os piores dias de sono nos dias das regras.Há ainda, segundo o pesquisador, uma pressão social sobre esta menina que se tornará mulher que também atinge suas boas noites de sono.

- O estresse leva à insônia - diz o pesquisador. - Já nos meninos, a puberdade não está associada a tantos problemas.

O tratamento, segundo os pesquisdaores, deve ser mudar de hábitos de vida e evitar a TV à noite. Os soníferos não são indicados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]