Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
emergência

Milhares de pessoas são evacuadas no Canadá por incêndio

Cidade de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, tem 100 mil habitantes que estão sendo levados para um abrigo localizado a 20 quilômetros

Fumaça e fogo cercam a cidade de Fort McMurray, no Canadá, exigindo a evacuação imediata | LYNN DAINA/AFP
Fumaça e fogo cercam a cidade de Fort McMurray, no Canadá, exigindo a evacuação imediata (Foto: LYNN DAINA/AFP)

Autoridades canadenses emitiram na terça-feira (4) um aviso de evacuação obrigatória para toda a cidade de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, devido a um grande incêndio florestal, intensificado pelos ventos e que se aproximava das casas.

Diante do rápido avanço do incêndio, “toda a cidade está sob ordem de evacuação obrigatória”, anunciaram os serviços de emergência. Fort McMurray tem cerca de 100 mil habitantes.

A prefeita da cidade, Melissa Blake, pediu aos cidadãos que se aprontassem para a evacuação e que tivessem à mão apenas o necessário. Blake também pediu à população que mantenha a calma.

“Fomos informados de que não devemos lamentar nenhum ferido, nem vítima fatal”, disse a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley, em entrevista coletiva transmitida pela televisão.

Em imagens das emissoras, podia-se ver longas filas de veículos que se dirigiam ao norte pela autoestrada principal da cidade, em meio às chamas. A polícia fechou essa via em direção ao sul.

Os habitantes da cidade foram convocados a se dirigir a um abrigo localizado a 20 quilômetros dali, indicaram as autoridades.

“No total, nove aviões-tanque e dezenas de helicópteros, além de centenas de bombeiros” combatem as chamas e outros vão se somar, disse o vice-ministro da Agricultura, Bruce Mayer, encarregado dos parques.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.