• Carregando...

Um retorno da Rússia ao G8, grupo que atualmente reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, é possível, afirmou o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em uma entrevista publicada neste domingo no jornal Bild.

“Nosso interesse nunca foi isolar a Rússia ou tornar o G8 permanentemente em um G7”, disse Steinmeier. “Se nós tivermos sucesso em lidar com as questões adicionais no conflito na Ucrânia e se a Rússia continuar a trabalhar conosco em direção a resolução do conflito na Síria, então o Ocidente não irá querer nem deverá ter um interesse em excluir a Rússia das consultas regulares entre os grandes países”, comentou.

A Rússia foi excluída do G8 após o país ter anexado a Crimeia no ano passado e devido a seu papel no conflito no leste da Ucrânia.

Nas últimas semanas, as autoridades dos países do atual G7 realizaram esforços para retomar as negociações com a Rússia - um aliado importante do presidente sírio Bashar Al-Assad - sobre a crise no país e para combater o Estado Islâmico.

Steinmeier afirmou que a luta contra o Estado Islâmico não seria possível sem um conflito militar com o grupo e que é crucial que todas as forças combatendo em terra cooperem.

Entretanto, o ministro declarou que o envio de soldados para a Síria não é uma opção. “O Estado Islâmico está ansiando pela chegada dos soldados na Síria e no Iraque para confrontá-los”, disse Steinmeier. Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]