• Carregando...

Foguete disparado da Síria mata 7 em cidade libanesa na fronteira

Um foguete disparado em direção à cidade libanesa de Arsal, na fronteira com a Síria, matou pelo menos sete pessoas e feriu 15 nesta sexta-feira.

Leia mais

Bombardeio do regime sírio nos arredores de Damasco deixa 11 mortos

Pelo menos 11 pessoas morreram nesta sexta-feira, entre elas dois rebeldes, em um bombardeio das tropas do regime de Bashar Al-Assad na cidade de Al Madira, nos arredores de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Leia mais

O ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moallem, disse nesta sexta-feira (17) que seu país está preparado para implementar um cessar-fogo na cidade de Aleppo e para a troca de prisioneiros com as forças opositoras do país, como medidas de construção de confiança antes da conferência de paz que acontece na semana que vem, na Suíça.

Al-Moallem falou aos jornalistas a respeito do plano de cessar-fogo após uma reunião em Moscou com seu homólogo russo, Sergey Lavrov. O ministro sírio não divulgou detalhes do plano, que vai conter "medidas para reforçar a segurança" em Aleppo, cidade localizada a 310 quilômetros da capital da Síria. "Como resultado de nossa confiança na posição russa e em seu papel para interromper o derramamento de sangue sírio, hoje eu apresentei ao ministro Lavrov o plano para arranjos de segurança que têm a ver com a cidade de Aleppo", disse al-Moallem. "Eu pedi a ele que faça os preparativos necessários para garantir sua implementação e especificar o horário do início para o fim das operações militares."

Al-Moallem disse que se os esforços de Lavrov derem certo, o projeto de cessar-fogo pode ser usado como um modelo para outras partes da Síria, onde o conflito entre o governo do presidente Bashar Assad e forças da oposição já deixaram mais de 100 mil mortos.

A reunião entre representantes russos e sírios foi parte de uma ação diplomática em antecipação à conferência de paz, chamada Genebra 2, que começa na quarta-feira em Montreux. Na quinta-feira, Lavrov reuniu-se com o ministro de Relações Exteriores do Irã, o aliado regional mais leal da Síria. Lavrov pediu ao Ocidente que convide o Irã para participar do encontro da semana que vem.

Mas as perspectivas para a reunião, a primeira entre governo e rebeldes sírios desde o início do conflito, não são muito boas, já que nenhum dos lados demonstra inclinação para assumir compromissos.

As declarações de Al-Moallem foram feitas no mesmo dia em que o principal grupo opositor apoiado pelo Ocidente, a Coalizão Nacional Síria, se reunirá em Istambul para decidir se vai ou não participar das negociações de paz.

A coalizão continua inflexível em estabelecer a saída de Assad do governo como condição para um acordo. As declarações de Al-Moallem em Moscou parecem ter sido uma tentativa de persuadir o grupo a participar das negociações. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]