• Carregando...
Evo Morales mostra folha de coca a jornalistas, em La Paz: cultura boliviana | Aizar Raldes/AFP
Evo Morales mostra folha de coca a jornalistas, em La Paz: cultura boliviana| Foto: Aizar Raldes/AFP

Presidente quer folha de coca fora da lista de entorpecentes

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem que participará pela primeira vez de uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o tráfico de entorpecentes em Viena para defender o consumo da folha de coca e que é impossível "eliminar" o hábito nas comunidades indígenas.

Ele também anunciou que enviará uma carta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual explicará que é importante eliminar o inciso "que penaliza a folha de coca".

Agência Estado

La Paz - Duas semanas depois de acusar a CIA (agência de inteligência americana) de conspirar contra suas políticas energéticas, o presidente da Bolívia, Evo Morales, expulsou um diplomata norte-americano do país.

"Decidi, hoje (ontem), declarar Francisco Martínez, de nacionalidade mexicano-americana, que trabalha na Embaixada dos Estados Unidos, ‘persona non grata’", afirmou Morales em ato público realizado no Palácio Presidencial, onde deu posse ao novo comandante da polícia.

Martínez "foi o contato permanente de grupos opositores, durante toda a etapa de conspiração", afirmou.

Segundo Morales, a maquinação secreta teria acontecido em setembro do ano passado, quando foram registrados violentos protestos contra seu governo em cinco das nove regiões do país.

O presidente, crítico dos Estados Unidos, afirmou em entrevista coletiva que precisou expulsar Martínez "para pôr um fim à conspiração estrangeira".

Morales já havia expulso um embaixador americano e funcionários americanos de combate ao tráfico de drogas do país.

Um porta-voz da Embaixada americana afirmou que Martínez é um oficial de médio escalão na missão diplomática, um segundo secretário.

Morales acusou no mês passado a divisão antidrogas da embaixada dos EUA (NAS) de praticar uma "chantagem permanente" contra a Bolívia ao descumprir seu compromisso econômico para a erradicação dos cultivos de coca.

O presidente boliviano denunciou que a NAS não está cumprindo os acordos econômicos contraídos com a Bolívia com um propósito político para poder dizer que o governo não reduz os cultivos de coca e não luta contra o narcotráfico.

"Certamente, o novo governo dos Estados Unidos não sabe que os operadores da NAS estão fazendo chantagem com o objetivo de dizer, no final do ano, que [na Bolívia] não há redução [de plantios de coca] e não há luta contra o narcotráfico", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]