A aprovação de uma nova Constituição no Equador significa uma vitória contra o imperialismo e o neoliberalismo, afirmou nesta segunda-feira (29) o presidente boliviano, Evo Morales.

CARREGANDO :)

"Esse triunfo do governo e do povo equatorianos reforça a luta que vêm realizando os povos da América contra o imperialismo e o neoliberalismo e se constitui em um importante elo na luta pela liberação nacional e o socialismo", afirmou Morales, segundo a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI).

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse que vários colegas telefonaram para lhe parabenizar pela aprovação do texto, escrito por uma Assembléia Constituinte dominada por partidários do governo.

Publicidade

Correa disse que Morales, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o venezuelano, Hugo Chávez, e a presidente chilena, Michelle Bachelet telefonaram. Porém ele não atendeu, pois estava em eventos públicos.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, felicitou Correa pelo "contundente apoio". A apuração parcial apontava quase 64% de apoio dos eleitores à nova Constituição. As informações são da Associated Press.

Veja também
  • Governo do Equador convida oposição para conversar após vitória no referendo
  • Correa promete aumentar controle sobre economia do Equador
  • Avião com 66 a bordo sai da pista em aeroporto do Equador