Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, pesava 500 quilos| Foto: INDRANIL MUKHERJEE

Uma mulher egípcia, considerada a mais obesa do mundo, perdeu 100 quilos graças a um regime alimentar líquido e uma operação cirúrgica realizada na Índia, informaram seus médicos.

CARREGANDO :)

Antes da operação, Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, pesava 500 quilos, como resultado de uma elefantíase, doença que causa inchaço dos membros e outras partes do corpo.

Eman foi submetida a uma gastrectomia laparoscópica vertical com sucesso em 7 de março de 2017 no hospital Saifee de Mumbai, segundo um comunicado da instituição.

Publicidade

A operação consistiu em cortar e retirar a maior parte do estômago. “Agora a paciente se alimenta com fluidos por via oral”, disseram os médicos.

O resto do tratamento consiste em corrigir os problemas médicos associados para que ela recupere uma condição que lhe permita retornar ao Egito.

No mês passado, seu cirurgião explicou que a paciente, que agora é capaz de sentar-se, vai precisar de vários meses de fisioterapia para recuperar seus músculos.

A história desta mulher que há 25 anos não podia sair de casa deu a volta ao mundo e levou um cirurgião indiano a oferecer a operação.

“Eman perdeu mais de 100 quilos e seu peso diminui gradualmente a cada dia graças ao tratamento médico”, disse uma porta-voz indiana à AFP.

Publicidade

Abd El Aty teve muitas dificuldades para chegar à Índia por causa de sua saúde precária e porque as companhias aéreas não queriam aceitá-la. Finalmente, voou um avião especial médico.

Apesar de ter perdido peso, a mulher de 400 quilos continuará a ser considerada a mais obesa do mundo, à frente da americana Pauline Potter, que em julho foi registrada no Guinness Book of Records.

As operações de redução de peso são cada vez mais frequentes na Índia, onde a obesidade tem aumentado muito, especialmente em áreas urbanas.