• Carregando...

Morreu nesta terça-feira, aos 115 anos, a holandesa que era considerada a pessoa mais velha do mundo e que atribuía sua boa saúde a uma porção diária de arenque.

Hendrikje van Andel-Schipper, uma ex-professora de costura nascida em 29 de junho de 1890, morreu dormindo em um asilo de Hoogeven, no Norte da Holanda.

- Nas últimas semanas ela ficou mais fraca, mas continuou lúcida até o fim. Ela estava pronta para dizer adeus - disse Johan Beijering, diretor do asilo Westerkim. - Ela achava demais ser a mais velha do mundo, ja que pesava apenas três libras (cerca de 1,5 quilo) quando nasceu. Era uma mulher otimista - acrescentou.

Também conhecida como Hennie, era fanática por futebol. Casou-se com um fiscal de impostos na década de 30 e foi obrigada a vender suas jóias para comprar comida durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.

Hennie não tinha filhos e ficou viúva em 1959, após 20 anos de casamento. Continuou vivendo no seu apartamento, em Hoogeven, até os 106 anos.

"Como arenque todo dia e tomo um copo de suco de laranja todo dia, por causa das vitaminas", disse a torcedora do Ajax de Amsterdã no dia em que completou 114 anos.

A assessoria de imprensa do Livro Guinness dos Recordes confirmou que ela era a pessoa reconhecidamente mais velha do mundo e disse que o título agora passou para a americana Elisabeth Bolden, nascida a 15 de agosto de 1890.

O homem mais velho do mundo, segundo o livro, é o porto-riquenho Emiliano Mercado del Toro, nascido em 21 de agosto de 1891.

De acordo com o Guiness ( www.guinnessworldrecords.com), a vida mais longa já registrada foi a da francesa Jeanne-Louise Calment, que morreu em 1997, aos 122 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]