• Carregando...

Os nacionalistas venceram as eleições autônomas realizadas na quinta-feira na Escócia, obtendo uma cadeira a mais do que os trabalhistas, informou hoje (4) a rede britânica "BBC".

O Partido Nacionalista Escocês (SNP) ganhou 47 das 129 cadeiras do Parlamento de Edimburgo, contra 46 dos trabalhistas.

Já na votação para a Assembléia do País de Gales o Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, manteve-se como a principal formação. Mas perderam terreno em favor dos nacionalistas do Plaid Cymru, uma vez concluída a apuração de votos.

Após a definição das 60 cadeiras da Assembléia de Cardiff, os trabalhistas ficaram com 26 deputados, três a menos que na legislatura passada e que foram para o Plaid Cymru, com quinze candidatos e que se consolida como segunda força da região.

Em terceiro lugar, ficaram os conservadores, que conseguiram doze cadeiras, enquanto os liberal-democratas ficaram com seis vagas e a última ficou com um candidato independente.

O ministro principal de Gales, o trabalhista Rhodri Morgan, que tinha anunciado que renunciaria se seu partido sofresse uma grande derrota nas eleições autônomas da quinta-feira, disse que os trabalhistas poderiam manter "a cabeça erguida" com os resultados obtidos.

Desde o estabelecimento do poder autônomo em Gales, em 1999, em virtude do processo de devolução de competências promovido pelo governo Blair, os trabalhistas vinham sendo a força majoritária na Assembléia galesa.

Ao contrário dos escoceses, a Assembléia Nacional para Gales não pode promulgar leis, mas tem poderes para modificar certas leis britânicas em áreas como agricultura, meio ambiente, estradas, transportes, habitação, serviços sociais, saúde, turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]