• Carregando...

A Nasa adiou nesta segunda-feira o lançamento do ônibus espacial Atlantis por causa da aproximação da tempestade tropical "Ernesto". A agência espacial americana afirmou que está decidida a lançar a nave antes do dia 7 de setembro, possivelmente no próximo fim de semana.

O administrador da Nasa, Michael Griffin, disse que numa coletiva de imprensa que o ônibus espacial pode ser transferido ainda nesta segunda-feira da plataforma de lançamento, onde estava pronto no domingo para o lançamento, para ficar em segurança em seu hangar no Cabo Canaveral.

As normas da agência americana determinam que os ônibus espaciais devem ser retirados da plataforma de lançamento caso os ventos cheguem a cem quilômetros por hora ou haja tempestade com raios na área.

- Já não temos o problema dos raios, mas ainda existe o perigo dos ventos fortes - declarou o administrador de lançamento da Nasa, LeRoy Cain.

Os especialistas da Nasa fixaram o período favorável para lançamento entre 27 de agosto e 13 de setembro.

Os planos precisaram ser mudados depois que a tormenta tropical "Ernesto" começou a se aproximar da região. Segundo as últimas previsões, "Ernesto" deve se tornar um furacão na terça-feira e atravessar a península da Flórida na quarta-feira.

No entanto, Griffin disse que existe a possibilidade de que o ônibus espacial seja enviado ao espaço neste fim de semana.

Para que isto aconteça, é necessário que "Ernesto" tenha se dissipado perto da costa do Estado de Virginia, como previsto pelos serviços meteorológicos.

- Serão examinadas as condições de clima e outros fatores, e é provável que a partir desta análise a nova data de lançamento possa ser no dia 2 ou 3 de setembro - afirmou Griffin.

A Nasa se comprometeu com a Agência Espacial da Rússia em lançar o ônibus espacial antes do dia 7 de setembro, para não atrapalhar o vôo da nave espacial russa Soyuz em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em meados de setembro.

O Atlantis levará seis tripulantes para a ISS. Enquanto esperam uma decisão sobre a partida, os astranautas puderam se encontrar com suas famílias nesta segunda-feira.

Com o lançamento do Atlantis será retomada a construção da ISS depois de quase quatro anos de suspensão do envio de material para a ampliação de suas instalações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]