• Carregando...

A Nasa anunciou nesta segunda-feira que detectou uma rachadura de 13 centímetros de comprimento no revestimento do tanque externo do ônibus espacial Discovery. A agência especial americana avalia a possibilidade de suspender o lançamento previsto para a terça-feira, no Cabo Canaveral, Flórida.

Após atrasos devido ao mau tempo no Centro Espacial Kennedy no sábado e no domingo, a Nasa decidiu lançar a nave na terça-feira, às 14h38m (hora local). Sete astronautas estarão a bordo, para uma missão de doze dias. Duas toneladas de suprimentos serão levadas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A Nasa afirmou que a rachadura tem 20 centímetros de profundidade e está localizada na parte superior do tanque externo do ônibus espacial. O porta-voz da agência espacial, George Diller, disse que por enquanto ainda não se sabe se o problema pode causar acidentes. Funcionários da Nasa estão reunidos para decidir se há possibilidade de reparo antes do lançamento na terça-feira.

O problema foi detectado durante uma inspeção de rotina, acrescentaram as fontes.

A Nasa lançou pela última vez o Discovery em julho de 2005, e pretende retomar os vôos à ISS. As missões com ônibus espaciais estão suspensas desde então, depois do descolamento de partes do isolamento do tanque externo da nave.

O mesmo problema causou, em 1º de fevereiro de 2003, a explosão do ônibus espacial Columbia, na qual sete tripulantes morreram.

As autoridades da Nasa identificaram no sábado um problema no aquecedor de um dos quatro propulsores da parte traseira do Discovery. No entanto, os técnicos decidiram manter a missão, já que a falha não impediria o lançamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]