• Carregando...
 | AFP
| Foto: AFP

A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Na­­sa, na sigla em inglês) divulgou na última quinta-feira uma nova imagem da Terra, captada pelo instrumento VIIRS, parte do satélite de observação do planeta lançado recentemente pela agência, o Suomi NPP. A fotografia, chamada de "bola de gude azul", é uma composição de várias imagens da superfície terrestre registradas no último dia 4 de janeiro. O satélite NPP foi rebatizado como Suomi NPP para honrar o cientista e inventor Verner E. Suomi (1915-1995), da Univer­­sidade de Wisconsin, considerado o pai do satélite meteorológico.

O Suomi NPP é o primeiro de uma nova geração de satélites criados para observar várias facetas da Terra.

O astronauta recordista

Jerry Ross, o primeiro astronauta a viajar sete vezes ao espaço, anunciou ontem sua retirada da Nasa após uma carreira de mais de 30 anos na qual passou quase 1,4 mil horas no espaço e realizou nove caminhadas espaciais.

O responsável do Escritório de Astronautas da Nasa em Houston, Peggy Whitson, indicou em comunicado que seu trabalho "foi fundamental no êxito de muitas das missões espaciais e inúmeras caminhadas".

Ross, que entrou na Nasa em 1979, primeiro como controlador de voo, foi a terceira pessoa que mais tempo dedicou a realizar atividades fora de naves espaciais.

Em 1980, foi selecionado como astronauta, e tem o recorde, ao lado do costarriquenho Franklin Chang-Díaz, de ser o único astronauta que viajou sete vezes ao espaço.

Ao longo de sua trajetória profissional, Ross voou nas naves Endeavour e Columbia, uma vez em cada uma, e cinco vezes na Atlantis. Seu primeiro voo foi na missão STS-61B, em 1985, e o último foi na missão STS-110, em 2002.

O astronauta também viajou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) quando ainda estava no início e ajudou a conectar o módulo americano "Unity" e o russo "Zarya".

Segundo dados da Nasa, Ross acumulou mais de 1.393 horas no espaço, incluindo 58 horas e 18 minutos em nove caminhadas espaciais.

Nascido em 20 de janeiro de 1948, em Crown Point (Indiana), Jerry Ross é casado com Karen Pearson e tem dois filhos.

Lançamento de nave russa será adiado

O lançamento da nave tripulada russa Soyuz TMA-04M com destino à Estação Espacial In­­ter­­nacional (ISS), prevista para o próximo dia 30 de março, será adiada até o fim de abril, ou início de maio, afirmou ontem a agência espacial russa.

O motivo do adiamento, que não foi confirmado de maneira oficial, estaria relacionado com os problemas apresentados na nave durante os testes de segurança, disse um diretor da indústria espacial russa, que não quis se identificar.

"Ao ser submetida à prova de hermetismo do módulo de descenso, o revestimento da Soyuz sofreu uma ruptura, pelo qual já não serve para um voo tripulado", explicou a diretor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]