O fragmento que se desprendeu durante o lançamento da nave americana Discovery não danificou o casco da nave, afirmou nesta quarta-feira, o porta-voz da missão da Nasa na Rússia, Serguei Puzanov. "Segundo os últimos dados, o fragmento desconhecido que se desprendeu do tanque externo felizmente não danificou o casco exterior da nave", disse Puzanov em declarações à agência Interfax.

CARREGANDO :)

Acrescentou que, no entanto, os tripulantes do Discovery examinarão palmo a palmo o casco da nave e que os resultados deste primeiro exame serão transmitidos à Terra nas próximas horas. Especialistas da Nasa estudam as fotografias de um objeto que aparentemente se desprendeu do tanque externo da nave espacial Discovery no momento do lançamento.

Uma das imagens foi publicada pelo site de internet "Spaceflightnow.com" e nela se aprecia um objeto que se desprende do tanque no momento da separação entre a nave e o foguete propulsor, embora não pareça atingir a nave. Bill Parsons, diretor do programa de naves da Nasa, indicou que em um primeiro momento os especialistas não detectaram nada anormal.

Publicidade

Um representante da Nasa perante o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia disse hoje à agência oficial Itar-Tass que em caso de uma emergência na Discovery, sua tripulação pode esperar a chegada de uma nave de resgate na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

Explicou que na plataforma há água e alimentos para nove pessoas, os dois tripulantes da ISS e os sete do Discovery, durante um mês.

Veja também
  • Nasa vai avaliar desprendimento durante lançamento do Discovery
  • Discovery decola de Cabo Canaveral para missão histórica
  • Sensores funcionam e astronautas já estão a bordo do Discovery
  • Marcado lançamento do Discovery apesar de falha
  • Nasa reinicia contagem regressiva para lançamento do Discovery