• Carregando...
O Maven decolou às 13h28 (16h28 em Brasília), para uma viagem de dez meses até o planeta vermelho | EFE / Nasa
O Maven decolou às 13h28 (16h28 em Brasília), para uma viagem de dez meses até o planeta vermelho| Foto: EFE / Nasa

Um foguete não tripulado Atlas 5 decolou nesta segunda-feira (18) da Base Aérea de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Flórida, carregando um satélite que orbitará Marte para tentar descobrir como o planeta "irmão" da Terra perdeu sua água.

Ao contrário de sondas marcianas espaciais, a Maven (Missão para a Evolução Volátil e Atmosfera de Marte, na sigla em inglês) não examinará a árida superfície do planeta, nem pousará nele.

A Maven irá examinar e colher amostras do que resta da atmosfera marciana e observar em tempo real como essa água foi arrancada, molécula a molécula, pela radiação solar.

A missão de um ano custará 671 milhões de dólares, e o primeiro passo consiste em levar o satélite para o espaço. Para isso, o Atlas 5, fabricado pela United Launch Alliance, joint-venture da Lockheed Martin e da Boeing, decolou às 13h28 (16h28 em Brasília), para uma viagem de dez meses até o planeta vermelho.

Após a chegada, Maven se colocará numa órbita elíptica ao redor de Marte, a uma distância variável de 105 a 6.000 quilômetros, podendo assim observar diferentes aspectos para tentar descobrir o ritmo de perda da atual atmosfera marciana e o que aconteceu no passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]