Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“Mapa do perigo”

Nasa mapeia áreas mais perigosas do espaço

Astrônomos destacaram locais onde estrelas superquentes ameaçam planetas. Zona de segurança nessas áreas é um círculo de 16 trilhões de quilômetros

Claudia e Pedro Carmona, na ponte sobre o Arroio Chuí (RS). |
Claudia e Pedro Carmona, na ponte sobre o Arroio Chuí (RS). (Foto: )

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (18) um verdadeiro "mapa do perigo" espacial, marcando com uma espécie de "cordão de isolamento" cósmico estrelas superquentes que podem ser culpadas de impedir o nascimento de planetas em suas vizinhas.

Estrelas jovens têm um disco de gás e poeira ao seu redor. É nesse local que os planetas se formam, ao longo de milhões de anos. O disco, no entanto, pode ser destruído pela proximidade prolongada de uma estrela mais velha e quente. A radiação ultravioleta da vizinha indesejada evapora o disco e seus ventos empurram o material para longe.

Os astrônomos da Nasa destacaram essas grandes estrelas que acabam com a fertilidade alheia e fizeram cálculos para definir qual é a distância segura para estrelas menores. Segundo o estudo, se há mais de 1,6 ano-luz de distância (cerca de 16 trilhões de quilômetros), o perigo é reduzido. Se as jovens estrelas, no entanto, ficarem a uma distância menor, elas provavelmente terão seus planetas em formação sendo jogados aos confins do espaço.

Segundo o astrônomo Zoltan Balog, da Universidade do Arizona em Tucson, as estrelas estão constantemente em movimento. Os planetas de estrelas frias podem sobreviver dentro da "zona de perigo" se não ficarem muito tempo por ali ou se forem gigantes, mais ou menos do tamanho de Júpiter, que se formam com mais rapidez (coisa de menos de um milhão de anos). Mas se a estrela ficar muito tempo na área, ela provavelmente acabará estéril.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.