• Carregando...
Mapeamento da Lua feito pela Nasa mostra os pontos azuis, onde cientistas acreditam haver água | Nasa / Missão Lcross
Mapeamento da Lua feito pela Nasa mostra os pontos azuis, onde cientistas acreditam haver água| Foto: Nasa / Missão Lcross
  • Imagem da Lua enviada pela sonda da missão LCROSS, antes do impacto

Em busca de água na Lua, a Nasa fez duas espaçonaves colidirem em uma cratera eternamente escura nesta sexta-feira, na esperança de encontrar gelo onde os instrumentos possam alcançá-lo.

Um módulo de foguete vazio pesando 2 toneladas atingiu a cratera escura de Cabeus, perto do pólo sul da Lua, às 09h31 (horário de Brasília) e uma segunda espaçonave a atingiu quatro minutos depois.

Uma câmera na segunda espaçonave não capturou uma imagem do impacto, como era esperado, mas cientistas afirmam que estavam confiantes de que o impacto explosivo ocorreu como planejado.

"Não vimos um grande clarão vistoso como queríamos", afirmou Michael Bicay, diretor de ciência do Ames Research Center da Nasa.

Bicay afirmou que uma câmera infravermelho mostrou alterações que sugeriram uma explosão.

Outros instrumentos na segunda aeronave, um satélite lunar e telescópios terrestres obtiveram informações que em alguns dias podem mostrar se há água na Lua, e a explosão da segunda aeronave foi capturada por observadores em órbita e espaciais, segundo afirmou o cientista.

Três estudos publicados no mês passado encontraram clara evidência de água na Lua, boas e surpreendentes surpresas para mais exploração espacial, já que a água pode ser transformada em combustível.

Podem existir contrações de 2 a 3 por cento de gelo na cratera perto do pólo, não iluminada, que podem ser usados. "Você está rumo a um lugar que não é iluminado há bilhões de anos", colocou Morrison.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]