Washington – A Nasa pretende enviar um astronauta a Marte antes de 2037, segundo declaração do administrador da agência espacial americana, Michael Griffin, durante conferência organizada na Índia.

CARREGANDO :)

Neste ano serão comemorados os 50 anos da conquista espacial, mais precisamente o 50.º aniversário do lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética em 4 de outubro de 1957, lembrou Griffin.

"Em 2057, para o centenário, "deveríamos comemorar também o 20.º aniversário de um homem em Marte", declarou o cientista diante dos 2.000 delegados indianos e estrangeiros reunidos em Huderabad para a conferência internacional sobre a indústria espacial.

Publicidade

"Olhamos para a Lua e para Marte para construir a civilização do amanhã e mais além", afirmou o administrador.

A Nasa lançou em agosto passado a Phoenix, sonda marciana que será a primeira a perfurar as regiões árticas do planeta vermelho para detectar a possibilidade de vida ali. A chegada da sonda está prevista para 25 de maio de 2008, para uma missão de três meses. O projeto tem um custo de US$ 420 milhões.

Os dados obtidos por outros aparelhos enviados a Marte indicam que há gelo debaixo da superfície no ponto onde a cápsula aterrissará.

Veja também
  • A nova febre lunar